MODA X CONSUMO CONSCIENTE


O consumo é uma prática que fazemos constantemente no nosso dia a dia.
O consumidor consciente, já no ato da compra, deve decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Ele deve buscar o equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade global. Deve refletir a respeito de seus atos de consumo e como eles irão repercutir não só sobre si, mas em suas relações sociais, na economia e na natureza.


Na moda cada vez mais vemos estilistas e modelos aderindo esse movimento consciente. A estilista Stella Mccartney, filha do ex Beatle Paul McCartney, vegetariana, conseguiu este resultado mantendo os compromissos com a causa ambientalista e o desenvolvimento sustentável. Ao contrário da maioria das coleções desfiladas nesta temporada em Nova York, Londres, Milão e Paris, na passarela de Stella não se viu couro, peles ou qualquer outro produto produzido a partir do sofrimento de animais. A estilista britânica substituiu estes materiais por tecidos orgânicos, como lã e algodão, e mostrou que a palavra "ética" pode ir de encontro ao desenvolvimento de uma marca de moda. A italiana Valentino foi elogiada por seu compromisso em promover "uma política de compras que implica o desmatamento zero", e o estilista Karl Lagerfeld, por confeccionar sua coleção com peles sintéticas.

No Brasil um dos maiores nomes da moda é a carioca Osklen, que exibe um ativismo pró-sustentabilidade, com roupas feitas de algodão orgânico, malha de PET reciclada e látex natural da Amazônia.
As responsáveis por vestirem a moda e darem corpo ao produto também tem feito sua parte. Modelos como Fernanda Tavares, Yasmin Brunet e Raica Oliveira estampam campanhas sobre a proteção animal, são vegetarianas, e não desfilam com peles. São exemplos de profissionais convictas na defesa de um direito que não se vende, que todas as formas de vida merecem respeito.



Por fim, nós, consumidores, podemos optar pela moda sustentável que visa a confecção de vestimentas que utilizem matérias-primas ecologicamente corretas, respeitem as leis trabalhistas, levem em consideração o impacto da produção no meio ambiente e garantam a cooperação entre produtor e comunidade local. Se todos exigirem das marcas essa postura, o mercado será obrigado a se enquadrar, e então sociedade e natureza poderão conviver em harmonia.


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