JOÃO PIMENTA

Saindo de Minas e chegando à São Paulo em 1987, João Pimenta começou a sua história no mundo da moda brasileira, deixando de lado o trabalho de lavrador no interior e se transformando em um dos maiores estilistas brasileiros. Isso tudo sem abrir mão do seu passado, que é característica principal de João em todas suas coleções.


João Pimenta se mudou para São Paulo na tentativa de se tornar ator mas precisou se entregar para os tecidos em uma confecção no bairro Bom Retiro, pois precisava se sustentar, e assim percebeu seu talento para com a costura e modelagem. “Percebi que criar peças femininas feitas em materiais inusitados era um dos meus passatempos preferidos e ninguém mais curtia” revelou o estilista em entrevista para a revista Alfa.

Ele começou então a trabalhar com moda feminina, mas só em 2003, destacado pelo uso de matéria-prima com baixa qualidade misturada com tecidos nobres, foi convidado para a Casa dos Criadores, evento de moda que tem como objetivo revelar novos nomes para a moda brasileira. E, qual o motivo para o uso desses materiais? O passado de João, que gira em torno dos temas religiosos, folclóricos, artesanato e cultura dos povos brasileiros.

Por exemplo, a coleção masculina Verão 2013 do estilista foi inspirada na Folia de Reis e apresentada no São Paulo Fashion Week com cenário e roupas bastante característicos. Mas, como João chegou na moda masculina? Em 2012, já bem sucedido e consagrado, Pimenta decidiu dar atenção especial para o mercado masculino, que tem um público gigante e com o qual poucos se importam.

Hoje o estilista vende suas roupas para celebridades do mundo todo, incluindo o cantor Apl.de.ap do Black Eyed Peas, e também exporta 5% de suas peças por ano (ele produz uma média de 10 mil peças). Além de muito estilo e um visual diferenciado, marca registrada de João, o que vale para ele é ser reconhecido como um profissional que valoriza a cultura brasileira.

Recentemente, João Pimenta fechou sua loja e vai se dedicar para a costura sob medida para homens, principalmente noivos. As peças mais comerciais serão vendidas por multi-marcas por todo o Brasil.

Fonte: revista Alfa – edição Agosto

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